Semanalmente os  melhores métodos, ferramentas e técnicas 
para conseguir alcançar TODO SEU POTENCIAL.
Acompanhe AQUI nossos artigos!

Receba em
PRIMEIRA MÃO
nossos artigos e
muitas novidades.
CADASTRE-SE!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Visão Especialista X Visão Sistêmica

05/11/2018

insight dh

Hoje vivemos em uma sociedade que valoriza a especialização, o aprofundamento da área. Uma pessoa que tem graduação é menos importante do que uma pessoa que tem mestrado, escutamos sempre o ditado “cada macaco no seu galho”, mas quando nos especializamos em algo, focamos somente nesse algo, e consequentemente vamos perdendo a visão periférica e assim perdemos a visão do todo.

insight dhTalvez enxergar a interação das partes seja tão relevante quanto o funcionamento das partes isoladamente.

Com essa visão de especialista, os macacos não estão interagindo mais e cada um só pensa no seu galho.

Talvez seja nesse prisma a grande dificuldade de entendermos sobre o funcionamento dos seres humanos, se desmontarmos um carro em mil partes e montarmos novamente ele funcionará perfeitamente, mas com os seres humanos não funciona assim pois não somos máquinas.

Estudar partes isoladas sobre os seres humanos, nos limita de compreender o seu funcionamento em relação as interações entre as partes.

A mudança comportamental é um grande paradigma.

insight dh

 Por que somos tanto incongruentes? 

Porque pregamos algo e fazemos diferentes?

Até quero mudar alguns comportamentos limitantes, mas não consigo?

Nada acontece de forma isolada, sempre há conjuntos de ingredientes e suas interações culminam em algo, colapsam esse resultado.

Olhar para um comportamento no qual quero a mudança por apenas um ângulo só, sempre estarei limitado.

Um pão é perfeito em relação aos ingredientes e processos. Se coloco de mais um ingrediente ou coloco algum ingrediente estragado, se deixo menos tempo no forno por exemplo, o bolo saiu perfeito em relação aos ingredientes e o processo, pois o bolo é um resultado do processo e os ingredientes.

Se minha avó está fazendo um bolo em segredo, e eu fico olhando pela fechadura da porta tentando descobrir todos os ingredientes para copiar a receita e fazer um igual.

insight dhA possibilidade de apenas poder olhar somente pelo ângulo da fechadura, posso não enxergar todos os ingredientes que estão sobre a mesa, por exemplo os ovos podem estar atrás do saco de farinha e eu não conseguia ver.

Se eu conseguir procurar vários ângulos diferentes para enxergar a mesa no qual estão os ingredientes, terei maior clareza sobre os ingredientes e a possiblidade de minha receita ser mais fidedigna aumenta.

Em uma mudança comportamental, tenho que olhar de vários ângulos, amplitudes, profundidades e contextos diferentes para conseguir perceber o máximo de ingredientes, ingredientes e suas interações que colapsam esse comportamento.

Preciso compreender que esse comportamento é apenas um resultado da interação entre os ingredientes, se eu não me abrir para essa percepção a probabilidade de conseguir a mudança comportamental consistente e duradoura é baixa.


LINEO-insight-desenvolvimento-humano

LINEO CARVALHO

Empreendedor, sócio fundador da Insight Desenvolvimento Humano, empresa que acredita na transformação de vidas...

Continue lendo »

andrea-insight-desenvolvimento-humano-150x150-square

ANDRÉA CARVALHO

Empresária e mãe, sócia da Insight Desenvolvimento Humano, com Formações Internacionais em Coaching Integrativo Sistêmico e Coaching Quântico...

Continue lendo »

Buscar no Blog

Receba em
PRIMEIRA MÃO
nossos artigos e
muitas novidades.
CADASTRE-SE!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

logo-insight-desenvolvimento-humano-site001

:: Copyright © 2018 Insight Desenvolvimento Humano :: Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por:  WT Agile Marketing