Semanalmente os  melhores métodos, ferramentas e técnicas 
para conseguir alcançar TODO SEU POTENCIAL.
Acompanhe AQUI nossos artigos!

Receba em
PRIMEIRA MÃO
nossos artigos e
muitas novidades.
CADASTRE-SE!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

O QUE A PACIÊNCIA ENSINA

09/09/2018

É muito comum ouvir a frase “é preciso paciência”, mas vamos aqui descobrir algo mais sobre o exercício e a virtude da paciência.

É praticamente um paradoxo falar em paciência numa sociedade cada vez mais frenética, com pressa e à beira de um ataque de nervos. Queremos tudo para agora, alguns dizem querer “para ontem”…

O ritmo de vida imposto pela sociedade tem adoecido rapidamente cada pessoa. A energia para planejar, pensar, refletir, esperar e ter paciência é quase inexistente. Está por um fio…

Entretanto, tenho descoberto junto com muitas pessoas, que, quando exercitamos a paciência, quando procuramos nos aperfeiçoar nessa virtude tão rara, aprendemos muito sobre a existência, a natureza e o comportamento humano. Vamos lá:

  • 1- A paciência ensina que a existência é muito mais longa do que o relâmpago que é uma vida, portanto, há mais tempo do que acreditamos para tudo;
  • 2- A paciência ensina que a natureza tem um ritmo ajustado no cronômetro do Universo, por isso não dá saltos. Sementes seguem etapas até se tornarem frutos e sementes outra vez;
  • 3- A paciência ensina que a vida não se altera um milímetro se quer por conta do nosso comportamento afoito e desesperado, daí a necessidade de olhar para dentro de si, se conhecer e afinar-se com os altos e baixos da vida.

A paciência ensina muito mais

paciência é como uma semente

Sementes seguem etapas até se tornarem frutos e sementes outra vez

É uma experiência pessoal e intransferível, mas, é preciso exercitar essa importante virtude. Cada hábito positivo para ser aperfeiçoado exige algum tempo. Para superar e abandonar hábitos destrutivos também é preciso tempo.

Às vezes, diante de problemas que criamos ou dos que surgem, nos esquecemos de que trata-se de oportunidades ricas de aperfeiçoamento interno e externo. Quando lapidamos pacientemente a pedra bruta que mora dentro de nós, vamos criando, no seu devido tempo, uma obra que permanecerá e sobreviverá às impermanências. Teremos esculpido nosso ser interno de forma mais graciosa e aperfeiçoada. Mas, leva tempo, muito tempo e é isso que a paciência também ensina.

Como percebemos, a paciência vivenciada, vinda do esforço consciente, é uma grande mestra que, além de nos salvar de situações em que o destempero e a falta de autocontrole já trazem problemas em excesso, pode nos ensinar sobre realidades mais profundas do que essas que vivenciamos no cotidiano.
O que a paciência ainda pode ensinar a mais? Exercite e descubra.

Acompanhe os conteúdos do Insight DH pelas redes sociais e se precisa de ajuda para trabalhar melhor sua paciência, ou para encontrar um propósito para sua vida, entre em contato com a gente.


LINEO-insight-desenvolvimento-humano

LINEO CARVALHO

Empreendedor, sócio fundador da Insight Desenvolvimento Humano, empresa que acredita na transformação de vidas...

Continue lendo »

andrea-insight-desenvolvimento-humano-150x150-square

ANDRÉA CARVALHO

Empresária e mãe, sócia da Insight Desenvolvimento Humano, com Formações Internacionais em Coaching Integrativo Sistêmico e Coaching Quântico...

Continue lendo »

Buscar no Blog

Receba em
PRIMEIRA MÃO
nossos artigos e
muitas novidades.
CADASTRE-SE!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

logo-insight-desenvolvimento-humano-site001

:: Copyright © 2018 Insight Desenvolvimento Humano :: Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por:  WT Agile Marketing