Semanalmente os  melhores métodos, ferramentas e técnicas
para conseguir alcançar TODO SEU POTENCIAL.
Acompanhe AQUI nossos artigos!

 

Receba em
PRIMEIRA MÃO
nossos artigos e
muitas novidades.
CADASTRE-SE!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

O PROCESSO DA MUDANÇA: Micro estrutura

28/12/2018

Uma característica contínua da mudança é a nossa ambivalência a respeito disso. Nós queremos mudar, e ainda assim hesitamos em mudar e chegamos até a temer a mudança.

A mudança funciona sistemicamente através de numerosos eixos ou contingências de estados e experiências. Funciona através da ativação necessária e energia para mudar (motivação).

Esses eixos se relacionam com quatro polaridades de estados mente-corpo que governam o processo de como as pessoas mudam.

Meta significa superior, além, acima ou em um nível diferente – isto é, operando num nível inconsciente.

Metaprogramas são programas mentais enraizados, que filtram automaticamente a nossa experiência e determinam como uma pessoa processa informações e forma percepções que governam o seu comportamento.

Metaprogramas são os programas internos que determinam no que e como nós prestamos nossa atenção e agimos.

Os metaprogramas estão relacionados a estrutura de nossos significados definem os padrões típicos nas estratégias ou nos estilos de pensamento de um indivíduo, grupo, empresa ou cultura.

Esses padrões tornam-se automáticos, inconscientes e involuntários pelo nosso cérebro reptiliano.

Cada um de nós tem diferentes padrões de comportamento, e todos esses padrões de comportamentos tem metaprogramas que segundo os quais organizamos as nossas experiências para criar esses comportamentos.

O metaprograma é composto por nossas ambivalências, se mudarmos os metaprogramas (de um polo para outro), mudamos como organizamos e nos relacionamos com nossas experiências e a mudanças comportamentais na maioria das vezes é instantânea.

Existem aproximadamente 60 metaprogramas, mas 2 deles são fundamentais e relevantes para uma mudança comportamental, pois através deles podemos perceber com maior clareza, como estamos nos movendo e qual é o nosso foco da atenção, estão ligados diretamente à energia de nossa intenção das ações involuntárias e inconscientes.

Metaprograma de ir em frente e afastar de (motivação)

ir em frente

Nós temos dois pólos de energia, uma energia de ir em frente e uma energia de me afastar de algo. Lembra do exemplo da aranha?

Naquele exemplo específico o significado limitante que a pessoa tem da aranha está em uma programação de se afastar da aranha.

E como vimos com essa programação vai desencadear uma influência em nossos pensamentos, emoções, reações fisiológicas, que irão reger nossos comportamentos.

Mas talvez uma pessoa possa ter seu estado limitante na programação de ir em frente, querer bater em uma pessoa e com essa programação irá se conectar internamente com outra experiências e desencadeando outro comportamento.

 Metaprograma de diferença e semelhança (foco da atenção e flexibilidade)

É fácil vermos pessoas que tem o processo de aprendizagem na programação da diferença, é aquela pessoa mais crítica, vê defeitos, falhas, tem que ver para crer, geralmente escolhe e acredita em uma linha de pensamento que julga ser melhor que as outras.

A pessoa que tem seu processo de aprendizagem na programação da semelhança, ela percebe que a todos tem a mesma intenção e falar sobre algo, sem julgar o que está certo ou errado, ela aproveita a opinião de todos para contribuir em seu aprendizado.

Então qual é o meu objetivo quando vem um cliente atrás de mudanças?

Primeiro é perceber quais são os pólos que esse padrão que a pessoa quer mudança está programado em cada um dos metaprogramas.

Esse padrão de comportamento em relação ao metaprograma de (IR PARA FRENTE ou AFASTAR DE), em qual dos dois pólos ele está? E o mesmo percebo em relação ao metaprograma de (diferença ou semelhança).

Após perceber o que eu proponho para elas é DIFERENÇAS. Gerar pontos de vista diferentes da sua programação atual, para que ela tenha a possibilidade de conectar com experiências diferentes para que ela possa enxergar diferente.

Pois na programação atual, ela já vê como vê, ela já faz o que faz, a possibilidade de ela conseguir mudar o comportamento é através de uma mudança na sua programação atual.

E quando eu consigo perceber que proporcionei resultado para pessoa?

É quando ela consegue lidar de outra forma com essa situação, quando ela consegue ver a aranha com significado de ir em frente, com um metaprograma diferente.

Se antes a programação dela estava no polo de energia do metaprograma de se afastar, e agora ela consegue se aproximar daquele algo de forma natural é o sinal de mudança, pois o mudou o polo do metaprograma.

Não existe um pólo que é melhor do que o outro, não há o certo ou errado, cada pessoa tem o seu significado, e para gerar a mudança a pessoa precisa sentir a experiência no outro pólo.

Acompanhe Insight DH no Facebook e Instagram e acesse também nossa agenda para saber as próximas datas dos cursos e treinamentos. 


LINEO-insight-desenvolvimento-humano

LINEO CARVALHO

Empreendedor, sócio fundador da Insight Desenvolvimento Humano, empresa que acredita na transformação de vidas...

Continue lendo »

andrea-insight-desenvolvimento-humano-150x150-square

ANDRÉA CARVALHO

Empresária e mãe, sócia da Insight Desenvolvimento Humano, com Formações Internacionais em Coaching Integrativo Sistêmico e Coaching Quântico...

Continue lendo »

Buscar no Blog

Receba em
PRIMEIRA MÃO
nossos artigos e
muitas novidades.
CADASTRE-SE!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

logo-insight-desenvolvimento-humano-site001

:: Copyright © 2018 Insight Desenvolvimento Humano :: Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por:  WT Agile Marketing