areaRestrita

A direção é mais importante do que a velocidade. (Roberto Scaringella)

Ao não tomar a decisão, você tomou uma decisão. Não fazer algo é o mesmo que fazê-lo. (Ivan Bloch)

Quem decide pode errar, quem não decide já errou. (Karahjan)

Tudo vem quando você vai atrás. (Silvia Duailib)

Aqueles que enxergam o invisível fazem o impossível. (Citado por Charlene Bernal)

Só existem dois dias no ano em que você não pode fazer nada para ser mais feliz, Ontem e Amanhã. (Dalai Lama )

A primeira e melhor vitória é conquistar-se a si mesmo”. (Platão)

As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam. (George Bernard Shaw)

Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, é sim um hábito. (Aristóteles)

No fim tudo dá certo, se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim. (Fernando Sabino)

CONSULTORIA DE PROCESSOS

 

Na cultura Ocidental, onde se enfatiza a autoconfiança e valoriza as pessoas que resolvam os próprios problemas, fez com que tornar-se uma sociedade competitiva e individualista. Onde caso uma pessoa procure ajuda e se faça temporariamente dependente de outra, há de fato uma confissão de fraqueza ou fracasso.

 

Por experiência, você sabe quesugestões e conselhos freqüentemente não são úteis, resultando em resistência ou defensividade por parte da pessoa que procura ajuda.

 

  • Existem 3 tipos de consultorias:

 

► Consultoria do “Especialista”: Onde o consultor fala o que se tem que fazer e mudar pela experiência que ele tem. Qual o melhor caminho a ser seguindo.

 

Consultoria “Médico-Paciente”: Onde o consultor analisa faz um diagnóstico e depois passa uma receita do que tem que ser feito, mudado, etc..

 

► Consultoria de Processos: O Consultor cria uma relação com o cliente que permita a ele perceber, entender e agir sobre acontecimentos progressivos que correm no seu ambiente interno e externo de modo que o próprio cliente é estimulado a gerar idéias para criar o seu próprio antídoto no qual vai melhorar a situação tal como definida por ele próprio.

 

 

A responsabilidade do consultor de processos é construir um relacionamento que restabeleça o senso de autoestima do cliente, que nivele o status entre o cliente e quem o ajuda e que reduza o sentimento de dependência ou contra dependência que o cliente possa inicialmente possuir.

 

É por esse ponto de vista que a Consultoria de Processos vem ganhando muito espaço em todo o mundo a passos largos, pois produz resultados relevantes e consistentes ao sistema. O cliente assume a iniciativa tanto pelo diagnostico quanto pela solução, pois os problemas identificados, são de fatos dele e apenas ele vai saber o que vale na cultura em que vivem.

 

Nesse modelo está implícito o pressuposto de que todos os problemas organizacionais são fundamentalmente problemas envolvendo interações e processos humanos. Considerando que organizações são redes de pessoas comprometidas com o alcance de alguns objetivos comuns, há vários tipos de processos ocorrendo entre elas.

 

O como, ou processo, geralmente comunica mais claramente o que nós realmente queremos dizer do que aquilo que nós dizemos.

 

Freqüentemente desenhamos ou participamos de processos que comprometem aquilo que queremos realizar. Tomar consciência de processos interpessoais, grupais, organizacionais e comunitários é, portanto, essencial para qualquer esforço em melhorar o funcionamento de relações humanas, grupos e organizações.

 

No sentido mais amplo, processo se refere a como as coisas são feitas em vez do que é feito. Pois o que está gerando o problema são os processos sociais e psicológicos que estão envolvidos quando uma pessoa tenta ajudar outra pessoa

 

 

“quando se atravessa a rua, isso é o que se faz/ o processo é como se atravessa a rua – andando, correndo, costurando os carros ou pedindo a ajuda de alguém, porque se está zonzo”

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