areaRestrita

Sou uma parte de tudo aquilo que encontrei no meu caminho. (Alfred Tennyson)

As pessoas são solitárias porque constroem paredes ao invés de pontes. (Joseph Newton)

Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado. (Abraham Lincoln)

Quem decide pode errar, quem não decide já errou. (Karahjan)

Quanto mais silencioso você se tornar, mais poderá ouvir. (Baba Ram Dass)

Não possuir algumas das coisas que desejamos é parte indispensável da felicidade. (Bertrand Russel)

Toda saída é a entrada para algum lugar. (Tom Stoppard)

Nós somos o que fazemos repetidamente, a excelência não é um feito, é sim um hábito. (Aristóteles)

Sabemos o que somos, mas não o que poderemos ser. (William Shakespeare)

CONSTELAÇÃO SISTÊMICA

É um método psicoterápico que trabalha principalmente as emoções e energias inconscientes que influenciam nossas decisões. Seu alcance é diverso: tem sido usada tanto em tratamentos terapêuticos diversos, como também na busca de soluções profissionais e empresariais. O método sistêmico é tão versátil e abrangente que pode ser utilizado até em desenvolvimento de produtos, estratégias, soluções para criação de roteiros, divulgação e propaganda, etc.


A utilização mais usual, por enquanto, da constelação sistêmica, refere-se ao trabalho com pessoas e as diversas questões de relacionamento interpessoal ou conflitos emocionais e de crenças pessoais. A dinâmica da constelação demonstra que existe uma ligação inconsciente que influencia mutuamente as pessoas que convivem dentro de um sistema: seja uma família, uma empresa, um departamento, uma cidade ou até um país. Quando não ajustada, esta ligação exerce uma influência que traz conflito, dor, dificuldades, mantendo pessoas que criam um sentimento de co-dependência entre si. Quando ajustada, naturalmente as pessoas partem em busca de seus próprios caminhos de realização pessoal, de forma independente, respeitando os outros indivíduos, porém, sem sentir-se na obrigação de agir ou reagir devido às atitudes dos outros. A dinâmica da constelação deixa claro a necessidade da liberdade individual, do respeito aos papéis que cada um exerce e do limite entre “o dar e receber” nas relações, para que os grupos possam estar em harmonia

A liberdade a que me refiro é interior: é uma libertação das próprias crenças limitantes e da necessidade de viver e agir pelo e para o outro. É uma liberdade madura e que provoca efeitos positivos em todos os clientes que se permitem desfrutar desta liberdade.


O que é Constelação Familiar?


Constelação Familiar, técnica criada por Bert Hellinger (psicoterapeuta alemão), onde se cria "esculturas vivas" reconstruindo a árvore genealógica, o que permite localizar e remover bloqueios do fluxo amoroso de qualquer geração ou membro da família.

Muitas das dificuldades pessoais, assim como problemas de relacionamento são resultados de confusões nos sistemas familiares. Esta confusão ocorre quando incorporamos em nossa vida o destino de outra pessoa viva ou que viveu no passado, de nossa própria família sem estar consciente disto e sem querer. Isto nos faz repetir o destino dos membros familiares que foram excluídos, esquecidos ou não reconhecidos no lugar que pertencia a eles.


As Constelações Sistêmicas, técnica desenvolvida pelo filósofo alemão Bert Hellinger, nas últimas décadas, vem sendo muito utilizada nos países europeus. É um processo multidimensional e multidisciplinar que nos permite chegar a soluções para liberar-nos de ataduras que limitam o crescimento natural. Este processo segue três leis básicas: do pertencimento, da ordem e do equilíbrio entre o dar e o receber.


Hellinger salienta que para se ter êxito na vida e nos negócios deve haver uma base para a boa organização empresarial que respeite as ordens do êxito nas relações e nas hierarquias, que conduza ao atendimento dos objetivos, a uma melhora do rendimento e um frutífero e humano aproveitamento dos recursos. Portanto a prática das Constelações Organizacionais ajuda a identificar as dinâmicas estabelecidas e a transformar os vínculos e relações difíceis, bem como os desajustes estruturais dos modelos de gestão. Tem como meta o bom lugar para cada um a fim de que se possa garantir o bem estar e o êxito para todos.


Então conceder o lugar correspondente dentro do sistema àquele que faz parte é uma das premissas de sucesso, uma das ordens do êxito. Para tanto, as constelações trabalham com temas particulares e específicos, para reorganizar os negócios e as pessoas que o formam, bem como as relações internas e externas.


Assim sendo, a sua aplicabilidade é ampla, como por exemplo: na contratação de profissionais, elaboração de diagnósticos, antes de uma tomada de decisões, para a visualização de soluções de questões individuais e coletivas, um bom desenvolvimento das relações hierárquicas ou no fluxo de comunicação interna e externa da empresa ou instituição. 


Outras aplicações bem sucedidas das constelações dizem respeito a um direcionamento harmonioso no caso da formação de uma sociedade, sendo esta familiar ou não, na visualização dos modelos de gestão e a relação que se estabelece com colaboradores, fornacedores e clientes, no lançamento de produtos, na relação entre valores ou preços praticados no contexto de mercado e na solução de atritos e conflitos entre funcionários, equipes e setores. 

 

Veja Também