Semanalmente os  melhores métodos, ferramentas e técnicas
para conseguir alcançar TODO SEU POTENCIAL.
Acompanhe AQUI nossos artigos!

 

Receba em
PRIMEIRA MÃO
nossos artigos e
muitas novidades.
CADASTRE-SE!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

A terapia se transformou em uma oportunidade de melhorar e desenvolver novas habilidades!

01/04/2019

Por que todo mundo deveria fazer terapia de vez em quando?

A terapia se transformou em uma oportunidade de melhorar e desenvolver novas habilidades para lidarmos com os “problemas/conflitos” de outras formas, a partir de outros ângulos. Ou seja, partimos de um pressuposto que não há nada de errado com você, você não tem que ser “consertado”, você não veio com um defeito de fábrica.

E tudo bem…. Pois você não é uma máquina!

Em relação à uma determinada situação dentro de um contexto específico, você está tendo dificuldades de achar a solução/saída para o “problema” por questões de não saber como lidar com esse “problema” de uma forma diferente do que você já vem tentando.

Como diz A. Einstein “Insanidade é querer fazer as mesmas coisas e obter resultados diferentes”

Da forma como você vem tentando, tentando e tentando, você não conseguiu achar a solução… Pois de alguma forma você apenas não teve a oportunidade de desenvolver essa habilidade de lidar com esse problema, e isso pode acontecer por várias questões em situações e contextos de sua história de vida.

E está tudo bem. Pois o fato de não sermos perfeitos, o fato de não termos todas as respostas, o fato de não sabermos achar todas as saídas é o que nos torna humanos, e assim estamos no movimento da vida, a aprendizagem constante para nossa evolução e isso é que nos diferencia de uma máquina.

Provavelmente, você já ouviu alguém chamar quem faz terapia de “louco” ou que o tratamento é destinado para pessoas “fracas”. Além de preconceituosos, esses pensamentos ajudam a contribuir para uma imagem errada a respeito dos benefícios desses temas. No artigo de hoje você vai entender mais a respeito do acompanhamento terapêutico. Assim, você acumula argumento suficiente para conversar e ensinar aqueles que fazem discursos preconceituosos. Acompanhe!

Por que fazer terapia?

Estímulo, entendimento dos sentimentos e pensamentos, autoconhecimento, aprimoramento das relações sociais são apenas alguns dos muitos benefícios que o acompanhamento terapêutico pode trazer para a vida de um ser humano.

A terapia é uma boa ferramenta para poder analisar os nossos problemas a partir de outro ponto de vista. Os amigos podem nos dar conselhos, mas muitas vezes estes não são suficientes ou não são exatamente o que precisamos. É nesse momento que o terapeuta entra em cena. A sociedade está começando a admitir que a terapia não serve apenas para os loucos. Cada vez mais pessoas têm vontade de buscar na terapia uma contribuição que não conseguem encontrar em outro lugar.

Para pedir ajuda a um psicoterapeuta não é preciso estar louco nem fora de si. Pelo contrário, hoje em dia é bastante comum ir à terapia para melhorar e conhecer melhor o nosso interior. A terapia se transformou, para muitas pessoas, em um espaço onde é possível explorar suas luzes e suas sombras e aprender com elas. Não se trata de receber conselhos de alguém que não conhece você, mas de aprender a enxergar os seus problemas a partir de outra perspectiva.

Conceitos equivocados sobre a terapia

Muitas pessoas ainda continuam pensando que na terapia todo mundo se deita em um divã enquanto busca traumas na infância que podem explicar como a pessoa se sente agora. Outras acham que o terapeuta é uma pessoa que vai resolver os problemas sem que este tenha que fazer nenhum tipo de esforço. Também há aquelas pessoas que acreditam no oposto, que o terapeuta é um agente passivo na terapia, que se limita apenas a ouvir.

Essas ideias representam conceitos equivocados sobre como um terapeuta trabalha hoje em dia. A psicoterapia do divã se enquadra na psicanálise e nem todos os psicanalistas atualmente utilizam um divã. Nesse sentido, poderíamos dizer que, especialmente na Europa, a evolução da terapia praticamente erradicou os divãs das consultas até transformá-los na exceção, não sendo mais a regra.

Os terapeutas não vão facilitar respostas, mas vão ajudar você a encontrá-las, inclusive alguns vão fazer perguntas que talvez você nunca se tenha feito e que podem (ou não) ser relevantes para o problema que você está enfrentando. Além disso, dependendo da situação, vão propor uma série de exercícios que podem ajudá-lo nessa tarefa.

Por que é bom fazer terapia de vez em quando?

A terapia não é exclusivamente reservada para aquelas pessoas que têm transtornos mentais. É um bom recurso para todo mundo porque não somos invencíveis e, às vezes, precisamos de pontos de vista externos que possam nos enriquecer. Também não somos perfeitos, portanto, é provável que cometamos erros e não seria legal voltar a repeti-los.

“Frequentemente as pessoas dizem que ainda não encontraram a si mesmas. Mas o si mesmo não é algo que se encontra, e sim algo que se constrói”Thomas Szasz

Ir a um Terapeuta é um ato de necessidade para muitas pessoas. Para outras não há motivos para ser algo obrigatório, mas não deixa de ser benéfico para a saúde mental e emocional. Na vida passamos por situações, traumas e momentos difíceis com os quais não precisamos lidar sozinhos. A psicoterapia nesse sentido sempre está disponível como um recurso que pode ajudar.

Lembre-se de que é você quem escolhe seu destino e quem possui o leme para guiar o barco. Nesse sentido, você pode aprender a mantê-lo em rota ou navegar aproveitando o processo. Não tenha medo de pedir ajuda, não é algo que vai fazer você se tornar mais fraco. É exatamente o oposto.

Nunca é tarde para descobrir os benefícios da terapia e começar a aproveitar o dia a dia sem tanto peso nem dores de cabeça. A terapia funciona para todo mundo porque somos humanos, passamos por momentos difíceis na vida e não precisamos saber resolver tudo sozinhos. Compartilhar seu mal-estar e se beneficiar de tratamento terapêutico pode ser uma grande decisão, a longo prazo sua saúde mental vai agradecer.

 

*saiba mais sobre a nossa Formação Internacional em Psicoterapia Hinossistêmica Integrativa 👇👇👇

http://insightdh.com.br/hipnossistemico


LINEO-insight-desenvolvimento-humano

LINEO CARVALHO

Empreendedor, sócio fundador da Insight Desenvolvimento Humano, empresa que acredita na transformação de vidas...

Continue lendo »

andrea-insight-desenvolvimento-humano-150x150-square

ANDRÉA CARVALHO

Empresária e mãe, sócia da Insight Desenvolvimento Humano, com Formações Internacionais em Coaching Integrativo Sistêmico e Coaching Quântico...

Continue lendo »

Buscar no Blog

Receba em
PRIMEIRA MÃO
nossos artigos e
muitas novidades.
CADASTRE-SE!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

logo-insight-desenvolvimento-humano-site001

:: Copyright © 2018 Insight Desenvolvimento Humano :: Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por:  W. Trinca Marketing Digital